04 julho 2011

Nosso tempo...

Dizem que para tudo na vida, há uma hora certa, um tempo correto para acontecer.
Dizem que na vida, as coisas só acontecem quando devem acontecer.
Dizem que na vida, nada do que você faça irá adiantar o andamento das coisas.
Dizem que, indiferente do que você espere ou indiferente de como aja, tudo terá o seu tempo.

Foi assim com o nosso.
Confuso, complexo, ininteligível muitas vezes, mas ainda assim...

O nosso tempo foi bastante estranho, talvez mais para mim do que para você, por que eu não percebia de fato que ele havia chegado.
Muitas vezes isso acontece, você não se vê naquele momento e, de repente, o tempo acabou.

No meu caso, não foi tão desastroso. Mas eu percebi, de fato, tarde demais.
Quando eu compreendi que as coisas importantes estavam acontecendo, elas já haviam acontecido, os fatos consumados, os erros cometidos. Não houve volta. Só me sobrou viver a decadência, aproveitar o fim dos bons tempos.
Do nosso tempo, eu só vi o lado negro...

Um problema de ver o tempo passar, é que o tempo não volta.
Quando o tempo é bom, quando as coisas vão bem, nós nem percebemos o tempo passar. Os dias se arrastam, os meses passam, os anos escorrem e você nem liga. Está tudo tão bom, tudo tão agradável. E as coisas vão assim até que um dia não estão mais.
Chocante? Não, nem um pouco. Assim como as coisas vão bem, elas vão morrendo. Sabe como dizem que cada passo é um passo a menos em direção ao fim?
Quando aproveitamos o nosso tempo, ele está fadado a acabar, do momento em que começou. Porém, se tudo vai bem, nós acabamos não percebendo. Até que um dia, simplesmente, acabou...

Mas sabe o que é pior do que isso?
Quando o nosso tempo está passando e a gente está vendo isso. Quando você percebe que as coisas estão acabando, que nada mais será como antes e, com todas as suas forças, tenta fazer o tempo voltar. Fazer com que tudo volte a ser como antes. Fazer com que tudo volte a ter sentido, a ser perfeito.
Seguir o tempo pode ser ruim. Lutar contra ele é um tanto pior...


Mas vá lá. O tempo passa... de um jeito ou de outro, você sobrevive. Às vezes não, mas...
Digamos que sobreviveu, talvez com um ou outro ferimento, mas nada muito sério.


Há uma grande questão... uma que você vai se perguntar por muito tempo, que vai te tirar o sono, que vai te fazer ver sinais em qualquer coisa, vai te fazer ficar de olhar vidrado, perdido em suposições sem sentido...

"O nosso tempo não volta?"

Te vi agora e pensei, pensei mesmo por um instante, pensei com profundidade e, creia-me, parece que achei uma resposta: Não.

Nosso tempo acabou.
Já não volta mais.
E sabe por quê? Por que nós desistimos dele. Um abriu mão, o outro agarrou-se a ele de forma negativa.

Não que um tempo possa voltar. Lógico que não.
Voltar o tempo é impossível. Vira-tempo não existe. Mágica é coisa de filme. Voltar no tempo não acontece.
O que se faz é começar de novo.
Não recriar, apenas continuar. De onde parou. Como parou. Não importa. É seguir adiante. É acordar uma manhã, virar na cama e reparar que aquela pessoa ali do teu lado ainda pode fazer milhares de coisas diferentes, ainda pode te surpreender de uma quantidade tão grande de maneiras que, só de perceber isso, você já se surpreende.

É saber que, apesar de ter acabado, você pode começar de novo.

Nós podíamos ter feito isso. Podíamos ter tentado. É. Podíamos.
Mas agora é tarde. O nosso tempo acabou.

A certeza me vem ao perceber que dizer que o nosso tempo acabou já não me entristece. Não é como ver uma foto antiga de um álbum da infância, que provoca nostalgia. Não é como ouvir uma música cheia de significados.
É simplesmente lembrar de algo que deu errado.
Não um erro cometido, mas um tempo não aproveitado.

Meu tempo hoje é outro, um que eu pretendo renovar e manter eternamente.
Meu tempo hoje me é visível, sensível e agradável.
Meu tempo hoje é meu.
É o que eu tenho. É só o que tenho.

Pois o nosso tempo, sinto muito....
Mas o nosso tempo acabou.

4 comentários:

  1. Ahn, eu diria que uma bela dor de cotovelo.
    Mesmo que Inner fique gritando aqui que dor de cotovelo é causada por sogras[?]. Eu sei, ela é doida.

    Mas, acho que concordo com o post. Sendo que eu acredite que tentar voltar no tempo, é tentar salgar (cutucar, ou lamber, sei lá) uma ferida...

    Enfim... Cada um com suas dores de cotovelo...
    Agora Chiih voltando a estudar @_@ (dor de cotovelo atual?)

    ResponderExcluir
  2. PS: Nº de visitas quase sumindo, daqui a pouco aparece -13!
    Contador maluco esse, não?

    ResponderExcluir
  3. Eu disse tudo que tinha pra dizer, Annie. Não há mais nada.

    ResponderExcluir

É sério?